Inadimplência



Acabei de me inspirar lendo um artigo bem interessante no site da Endeavor, escrito por Fabio Jorge Celeguim, CFO do Grupo Flytour, sobre: O Processo de Cobrança!

Uma rotina que faz parte da empresa mas que na maioria das vezes é um tormento para os pequenos empresários.

Isso porque, geralmente nas pequenas empresas, a pessoa do comercial é a mesma do financeiro, o que gera um certo desconforto na hora de cobrar. O que na minha opinião não é o problema, o que talvez esteja equivocado é como é informado ao cliente as condições e formas de pagamento. Além disso tem alguns métodos que pode evitar a inadimplência.


Então para dar uma auxiliada nesse processo, seguem abaixo 4 dicas que considero importantes:


Definição: Tenha pré-definido na sua empresa quais serão as formas e condições de pagamento que você irá oferecer ao seu cliente, esses métodos devem ser atrativos ao cliente mas também devem ser adequados ao seu negócio;


Clareza: Transmita com clareza ao seu cliente, sobre a forma e condição de pagamento ofertadas, bem como o que ocorrerá caso não seja pago na data. Além disso algumas empresas utilizam além da punição (encargos financeiros por atraso) a gratificação, ou seja, para pagamento até a data de vencimento desconto de 5%, por exemplo.


Lembrete: Dispare um e-mail informando que a fatura está prestes a vencer, esse contato deve soar como um lembrete e não como uma cobrança. É fato que, em muitos casos, o não pagamento na data é consequência de esquecimento.


Regras de cobrança: É interessante que a empresa tenha uma regra de cobrança, por exemplo: Um (1) dia após o vencimento, caso não identificado o pagamento, um contato com o cliente é realizado, perguntando se ele recebeu a fatura e se houve algum problema que possamos ajudar, pois não identificamos o pagamento.

Cinco (5) dias após o 1º contato, caso não tenha retorno, outro contato deve ser realizado, de modo que fique registrado;

Cinco (5) dias após o 2º contato envio á protesto.


Essas são algumas sugestões que funcionam, mas é importante adaptá-las a realidade da sua empresa.

Espero ter contribuído, a até a próxima!

Josilene ;)


Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Arquivo