Quer saber o Ponto de Equilíbrio da sua empresa?


O Ponto de Equilíbrio (PE) da empresa nada mais é do que o valor mínimo de faturamento que se precisa para poder cobrir todos os gastos, ou seja, é o valor onde não se tem lucro nem prejuízo.

É claro que se deve trabalhar com uma margem de variação desse valor, mas é importante que se tenha aproximado para guiar algumas ações da empresa, como metas e comissão sobre vendas por exemplo.

Para encontrar o PE é necessário que se saiba:

- O percentual dos custos variáveis, que conforme já vimos em posts anteriores, pode ser encontrado na ficha técnica do produto por exemplo.

- O valor dos custos fixos também devem compor o cálculo, estes podem ser extraídos com mais fidelidade do fluxo de caixa ou DRE.

- Margem de contribuição, que é a diferença entre 100% e o percentual dos custos variáveis.

Com essas três informações podemos calcular o PE da seguinte forma: (R$ custos fixos / % margem de contribuição) = R$ ponto de equilíbrio

Obs.: Importante destacar aqui que esse PE é econômico, para o PE financeiro deve-se acrescentar outras retiradas mensais que não fazem parte da operação do mês, como pagamento de empréstimos por exemplo.

A Par3 Gestão Integrada através do serviço de BPO Financeiro, controla todos os gastos de forma estruturada e organizada facilitando na gestão financeira, entre outros serviços. Agende uma visita e saiba um pouco mais!

https://www.par3gestaointegrada.com

#par3gestaofinanceira #par3gestaointegrada #finanças #consultoriafinanceira #gestãofinanceira #bpofinanceiro

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Arquivo