Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

Questões pra hora de selecionar o contador ideal.

29 Jul 2020

 

Essa é uma das áreas mais importantes para a saúde financeira de qualquer negócio é, curiosamente, uma das menos conhecidas pelos empreendedores. Veja a seguir uma lista questões para levar em conta antes de selecionar um consultor contábil ou uma empresa que faça a gestão financeira da sua empresa.

 

1 - Todo negócio precisa de um contador?

 

Sim. É isso o que determina o artigo 1.179 do Código Civil. Ele prevê que a escrituração contábil de uma empresa deve ficar sob responsabilidade de um contador legalmente habilitado, com registro no CRC (Conselho Regional de Contabilidade). A única exceção é feita para empresas enquadradas na categoria Microempreendedor Individual (MEI), essas estão, caso queiram, dispensadas da obrigatoriedade de contratar um profissional de contabilidade. Mas não aconselhamos dispensar este tipo de profissional tão importante para a gestão financeira.

 

2 - Qual a melhor forma de escolher?

 

Uma forma de iniciar é pedir indicação para outros empreendedores. Conversar com alguns donos de pequenas empresas e pergunte quem faz a contabilidade para eles. Nesse contato, será possível saber se estão satisfeitos com o contador, que tipo de serviço recebem, quanto pagam e como é a comunicação com esse contador.

 

Depois destas indicações é interessante selecionar um ou dois para conversar pessoalmente, para avaliar a sua proatividade: parte do trabalho de um bom contador é prestar orientação sobre o melhor regime tributário e ajudar na avaliação de passivos contábeis e trabalhistas. Ou seja, alguém que esteja preparado para gerir seu financeiro.

 

3 - Quais são os principais serviços oferecidos?

 

Todo contador fará, pelo menos, o serviço básico de contabilidade. Nessa lista devem entrar abertura e fechamento de empresa, elaboração do contrato social, cálculo dos tributos, emissão das guias de impostos, pró-labore dos sócios, envio do imposto de renda anual da pessoa jurídica e relatórios contábeis (como balanço patrimonial e demonstração de resultados).

 

Apesar de muitas funções serem burocráticas, um bom profissional atua como consultor ao apontar a necessidade de recursos financeiros, analisar o nível de endividamento e fazer a gestão de riscos, entre outros serviços focados na gestão estratégica.

 

Seja qual for a amplitude dos serviços contratados, é importante que tudo esteja devidamente registrado em contrato. Nesse documento devem constar os serviços que o contador promete entregar e seus respectivos valores.

 

Se pareceu um pouco complicado selecionar um contador ou uma gestão financeira mais completa, converse com nossos especialistas, na Par3 Gestão Integrada estamos prontos para gerir processos e outros questões importantes para seu negócio. Entre em contato hoje mesmo.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook PAR3

© 2023 por par3gestaointegrada.com.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon