Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

Importância de Indicadores Financeiros na Gestão

 

O crescimento sustentável de uma empresa está baseado em alguns pilares, e o financeiro é um deles, principalmente no que diz respeito aos indicadores usados para entender o que está acontecendo no negócio e de que forma as metas estão sendo perseguidas. Mais do que mensurar resultados, é importante saber quais métricas devem ser usadas.

 

 Mas, apesar disso, alguns indicadores financeiros, os KPI’s, são básicos e devem ser aplicados em todas as empresas que buscam o crescimento e uma operação saudável.

 

Mas o que são indicadores financeiros?

Um indicador financeiro é uma ferramenta utilizada para medir o desempenho desse pedaço da sua empresa. São eles que indicam rumos a serem seguidos pela empresa em busca do atingimento dos objetivos.

 

Esses indicadores resultam em vários demonstrativos. Ou seja, antes de ter um indicador financeiro na sua empresa, você precisa ter o mínimo de controle para que os dados possam ser gerados e transformados em um indicador. Mas, apenas preencher planilhas não é, nem de longe, fazer uma gestão financeira.

 

Quando uma empresa faz a gestão financeira adequadamente pode, então, usar os demonstrativos para viabilizar os indicadores financeiros e, com eles, as tomadas de decisão serão embasadas e seguras pois vêm de algo concreto, e não feitas com base em achismo. Mas, quais são os indicadores financeiros mais importantes nesse cenário? São eles: Rentabilidade, Estrutura de Capital, Liquidez e Atividade.

 

Rentabilidade: É o percentual que sobra das vendas depois que todas as despesas, exceto Imposto de Renda, foram pagas. O número é dado em percentual e chega-se a ele da seguinte forma: o saldo das receitas operacionais menos despesas operacionais, deve ser dividido pelas receitas operacionais.

 

Liquidez: focado no curto prazo, esse índice trata do que a empresa tem a receber e quanto tem a pagar no período. Chega-se a ele dividindo o ativo circulante pelo passivo circulante e o ideal é que o indicador fique acima de 1 para garantir que a empresa tenha condições de arcar com seus compromissos.

 

Estrutura de capital: Trata da diferença entre o capital da empresa e suas dívidas. Um índice alto, que demonstre uma dívida muito acima do capital, aponta uma situação de dificuldade financeira e de comprometimento do caixa.

 

Indicadores de atividade ou Fluxo de caixa: Como o próprio nome já diz, refere-se à mobilidade do dinheiro no caixa da empresa. Se o capital que entra sai rapidamente para cobrir despesas operacionais, quer dizer que o índice de liquidez é baixo e a empresa, certamente, está funcionando com pouco capital. Uma situação como essa é muito perigosa e pode acabar quebrando o negócio em um momento de instabilidade, como baixa sazonal da demanda ou uma pandemia, por exemplo.

 

Agora que você já conhece alguns dos principais indicadores financeiros, já pensou em ter especialistas cuidando de tudo isso para você? A Par3 Gestão Integrada é especializada em BPO e está preparada para cuidar de todo financeiro do seu negócio.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook PAR3

© 2023 por par3gestaointegrada.com.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon