top of page

Perigos da informalidade no mundo dos negócios.



Nosso último artigo falou um pouco das vantagens e desvantagens de ser MEI e hoje falamos falar um pouco sobre os perigos da informalidade no mundo dos negócios.


O Brasil costuma aparecer no Global Entrepreneurship Monitor, que monitora o empreendedorismo no mundo, como um dos países onde mais se abre negócios. Mas ao mesmo tempo, o país também tem uma posição na lista das nações com mais falências. Para essas duas estatísticas, muitos fatores são os influenciadores, como sistema tributário, ecossistema de consumo e capacitação dos empreendedores.


E nesse último ponto, a capacitação é um dos mais críticos. No Brasil se empreende muito por necessidade. Assim, nosso empreendedorismo é naturalmente menos preparado, no sentido formal. Isso, associado à baixa procura por formação, complica um pouco a gestão. E aí vêm as dificuldades e, consequentemente, a falência.


Por isso falamos em diversos artigos sobre a importância de ter alguém responsável por essa parte dentro do seu negócio. Para você entender um pouco sobre os principais perigos da gestão informal, veja alguns motivos que estão nos seguintes comportamentos:


Não separar finanças pessoais das corporativas


Pode parecer repetitivo, mas este é um erro tão grave quanto comum. A organização tem um fluxo de entradas e saídas que precisa ser respeitado para que a máquina funcione. A partir do momento em que você confunde suas contas pessoais com as da empresa, perde-se a clareza a respeito dos resultados e aí pode ser que você só perceba que a empresa está no vermelho quando for tarde demais.


Não prestar atenção nas leis trabalhistas


O custo de gerar um emprego formal no Brasil, de fato, é alto. Mas o risco de manter um empregado informal é maior ainda, porque se a situação dele gerar uma demanda judicial no futuro, além de pagar todos os direitos não pagos, você vai arcar com multas e terá que lidar com uma alta dívida não prevista. Quando a ação envolve vários funcionários, a situação fica ainda mais crítica. E essas ações são uma das causas que fazem empresas fecharem as portas no Brasil.


Ter como meta pagar suas contas


É muito comum que pequenos empreendedores abram negócios não porque têm um grande objetivo em mente, ou por ter um produto/serviço que seja inovador ou que solucione um problema do seu consumidor. Alguns abrem negócios simplesmente por quererem pagar as contas pessoais, por estarem desempregadas ou porque o salário não é suficiente.


Apesar de ser um bom incentivo para dar o primeiro passo, isso pode ser um problema. Por menor que seja o negócio, pense grande. Se sua meta for simplesmente pagar contas, seu objetivo final estará sempre no limite.


Estes são erros simples da falta de capacitação, informalidade ou apenas por falta de uma pessoa que entenda da área para te auxiliar. Na Par3 Gestão Integrada, todas essas situações são resolvidas com especialista financeiros. Conte com a nossa empresa para melhorar a sua. Entre em contato e conta com a gente!

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page