Motivos para ter um consultor financeiro na sua empresa.



Muitas empresas contam com esse profissional auxiliando as finanças, o que faz com que elas possam ter um crescimento mais eficaz do que o simples esperado. Mas exatamente qual é o trabalho de um consultor financeiro pode fazer para sua empresa? E quais são os motivos para ter um profissional dessa área no seu negócio?


Primeiro ponto: O que faz um consultor financeiro?

Um consultor financeiro, é o profissional que tem como principal função realizar o auxílio direto aos seus clientes com a elaboração de um planejamento financeiro de sucesso. A partir desse planejamento financeiro, o cliente poderá manter suas finanças em dia, sem ter gastos em excesso e alcançando os ganhos esperados, de modo a conseguir obter recursos para realizar seus objetivos pessoais.


E no caso das empresas, qual seu papel?

Nas empresas, a atuação tem o foco em conseguir organizar a parte financeira da instituição. De modo a cortar aqueles gastos que são desnecessários e, assim, aumentar os lucros finais. Portanto, esse profissional será o responsável por realizar a organização de todos os processos que estejam relacionados com as questões financeiras, movimentações e indicadores de desempenho, da empresa.


Além também de realizar a contabilização e a organização a respeito do fluxo de caixa da empresa. O consultor também deve analisar qual é o balanço geral dos impactos ocasionados por cada transação no orçamento da empresa. De uma forma ampla, essas são as principais atribuições que um consultor terá com o seu negócio. Agora vamos falar algumas vantagens. Vamos a elas:


Acompanhar as ações realizadas pela empresa: Todas as empresas realizam determinadas ações esperando ter os retornos esperados, em questões financeiras. Essas ações devem ser descritas quando ocorre o planejamento de projetos para que os resultados possam ser os melhores possíveis para as organizações.


Cabe ao consultor acompanhar para saber se elas estão tendo o retorno financeiro estipulado, e caso não estejam ele deve elaborar outras estratégias que realmente tragam resultados positivos.


Análise de novos projetos: Como já foi dito, uma das funções é fazer uma análise do fluxo de caixa da empresa, reduzindo gastos e aumentando os lucros. A partir disso, ele terá um cenário de como anda o caixa da sua empresa para que assim ele possa analisar e identificar se há a viabilidade (ou não) de realizar a execução de novos projetos.


Encontrar os melhores fornecedores em termos de custo-benefício: Ao identificar a possibilidade de realizar ações financeiras, como a compra de produtos para o estoque, o consultor, pelo seu conhecimento a respeito do mercado, também pode ajudar na escolha dos fornecedores. Assim, pode encontrar fornecedores com o melhor custo-benefício.


Por último e não menos importante, ajudar na quitação de dívidas existentes: Nenhuma empresa deseja ter dívidas, seja com seus funcionários, seja com seus fornecedores. No caso de você possuir dívidas, o papel do consultor é importantíssimo para conseguir reduzir esse problema e ainda auxiliar na reorganização financeira da sua empresa.


Agora que você já entende mais sobre o trabalho que o consultor financeiro pode executar dentro do seu negócio e ainda entende as vantagens de contratar um, saiba que pode contar com a Par3 Gestão Financeira para organizar seu negócio. Entre em contato hoje mesmo.

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Arquivo
Procurar por tags