5 Dicas para manter a saúde financeira da sua empresa.



No Brasil, sabemos que empreender não é algo fácil. Existem diversos impostos e burocracias envolvidas e qualquer deslize pode fazer com que você perca dinheiro. Então, saber gerenciar seu lucro e principalmente, as despesas, é algo fundamental para preservar a saúde financeira e o sucesso do seu negócio!


Considerando que muitos empreendedores têm dificuldades em conduzir seu setor financeiro de forma saudável, e que um planejamento integral faz toda diferença para o crescimento do estabelecimento, confira a seguir 5 dicas primordiais para o futuro da saúde financeira de uma empresa.


Planejamento financeiro é chave para o sucesso: Já falamos muito dele por aqui, mas queremos reforçar que o planejamento financeiro deve ser quase uma obrigação de todo empresário. Com ele, são contemplados os valores a serem recebidos, as despesas e, principalmente, o capital de giro. Nesse sentido, se for bem elaborado, um bom planejamento, juntamente com o orçamento, livrará a empresa de problemas futuros. Isso porque, com ele, os sócios ficam a par da realidade integral e da melhor estratégia para ser aplicada no negócio.


Assim como o planejamento financeiro, essa estratégia pode ser usada por qualquer tipo de empresa. A análise é feita de forma individualizada, o que garante um levantamento de dados certeiro, com previsão de faturamento, ou seja, receita bruta. Por fim, pense em procurar por um auxílio contábil. Sem dúvidas ele pode te ajudar a estruturar o planejamento focado na realidade do seu negócio.


Separe os seus patrimônios: Outro ponto que já trouxemos aqui algumas vezes. Mas ainda é extremamente comum empresas nas quais os gastos pessoais e os do negócio se misturam, e isso pode se tornar mais confuso quando há mais de um sócio, ocasionando na chamada confusão patrimonial.


Como resultado, essa mistura nas finanças pessoais e jurídicas causa desordem no fluxo de caixa, comprometendo o controle e o planejamento empresarial, envolvendo altos riscos para o negócio, por exemplo, o desequilíbrio da saúde financeira. Portanto, separe seus patrimônios, tenha uma conta PJ, onde manterá apenas as despesas do estabelecimento.


O poder do Fundo de Emergência: A princípio existem duas causas que podem prejudicar seriamente o seu faturamento. Além das crises financeiras, que muitas vezes são imprevisíveis, podendo se prolongar por meses seguidos, há também os períodos sazonais de baixo lucro. Nesse meio tempo, a empresa tem a possibilidade de se preparar para minimizar a perda de lucro e não entrar em crise. Para isso, a melhor saída é criar um fundo de emergência.


Essa reserva irá te ajudar com seus gastos, como a quitação da folha de pagamento. Dessa forma, o fundo de emergência tem por objetivo amparar e atender a necessidades do negócio em momentos de baixo capital de giro, onde não há condições para sustentar as operações ativas.


Margem de lucro e produtos ou serviços mais rentáveis: Avalie os produtos ou serviços que mais trazem faturamento. Para isso, é importante aprofundar-se no seu público-alvo e, principalmente, em fidelizá-lo. Quando estreitamos as relações, os clientes muitas vezes nos trazem informações e soluções valiosas sobre os desejos e melhorias dos bens de consumo.


Por mais imprevisível que possa parecer, pequenas ações podem ajudar no aumento da margem de lucro. A empresa pode focar em lançar uma campanha publicitária priorizando os produtos e serviços mais rentáveis ou que o público tem mais interesse, por exemplo.


Tecnologia a serviço da saúde financeira: Nos últimos anos, a internet dominou nossas vidas. As pessoas estão o tempo todo conectadas, as vendas online e a utilização dos recursos tecnológicos estão em constante ascensão. Como resultado da conexão, essa facilidade fez com que a venda digital decolasse, aumentando o fluxo de caixa e o lucro nas empresas. Então, é claro que o seu negócio também pode e deve se beneficiar do mundo online.


Invista na loja online, você pode começar por perfis no Facebook ou Whatsapp e, posteriormente, passar para um site para divulgar produtos ou serviços. A publicação de seus produtos na internet de fato trará mais vendas e ampliarão sua carteira de clientes.


Preservar a saúde financeira do negócio depende de diversos fatores e análises, sejam internos e externos. E contar com a ajuda de um profissional especializado torna todo este processo mais fácil e menos doloroso, conte com os especialistas financeiros e contábeis da Par3 Gestão Integrada.

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Arquivo
Procurar por tags