Boa gestão: sem ela sua empresa não sai do zero.



A rotina de uma empresa é na maioria das vezes um turbilhão com prazos, horários, imprevistos, reuniões, metas, erros, acertos e em meio a tudo isso há um fator chave: gestão.


Ela existe para equilibrar todas as pontas de uma empresa, estruturar planejamentos e processos, estimular colaboradores e a partir disso, alcançar os resultados definidos no plano inicial. Gerir e administrar são palavras comumente usadas no dia a dia para o mesmo significado, entretanto, a gestão vai além.


O foco da administração é planejar, dirigir recursos humanos, materiais e financeiros com a intenção de guiar a empresa ao seu objetivo, tendo o seu capital como base. Já a gestão, tem como fundamento incentivar a autonomia e a responsabilidade dos colaboradores da empresa, desempenhando uma função ‘político- administrativa’, ou seja, gere pessoas além de finanças.


Ter uma gestão eficiente e que consiga pôr em prática o que foi pensado no planejamento, permite à empresa inúmeros benefícios, fazendo com que ela evolua em todos os âmbitos e consequentemente alcance seus propósitos.


Mas o que uma boa gestão traz de importante à organização?


Visão e controle da empresa

A gestão tem a missão de equilibrar e garantir o perfeito funcionamento do negócio. Sendo assim, quando executada corretamente, é o melhor caminho para se informar de tudo o que acontece nos ambientes interno e externo. Ter ciência do que envolve a empresa é fundamental para analisar qual rumo ela está tomando e se esse é o esperado.


Caso seja, as ações atuais devem permanecer. Se não, é um indicativo de que o planejamento precisa ser adaptado a fim de equilibrar a empresa e dar sequência ao seu crescimento.


Mensuração de resultados

Para a gestão ter êxito, mensurar os resultados de suas implantações é algo que deve ser feito! Os resultados qualitativos e quantitativos funcionam como medidores de desempenho e analisá-los com frequência é útil para ter conhecimento sobre a produtividade de cada setor da empresa e se ela está seguindo conforme o planejado.


E o papel da gestão aqui?

Neste momento cabe aos gestores a transparência, fazendo com que as informações fiquem claras a todos. Na prática, tornar os dados visíveis a cada área (sejam eles positivos ou não) e adotar medidas estratégicas para mantê-los ou melhorá-los é a função da gestão.


Quer mesmo alavancar seu negócio? Comece com uma gestão eficiente para atingir seus objetivos mais rapidamente. Tenha sempre a sua volta bons profissionais e bons consultores empresariais, eles lhe darão o suporte necessário para o crescimento.

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Arquivo