Certificado digital, agilizando processos do seu negócio.



Se você tem uma empresa ou um pequeno negócio e ainda não possui o Certificado Digital, saiba que ele é um grande aliado dos empreendedores, porque possibilita, por exemplo, que documentos sejam assinados sem a necessidade de papel e/ou caneta. Além de viabilizar a emissão de notas ficais eletrônicas, entre outras aplicações que agilizam muitos processos empresariais. E neste artigo você vai entender mais sobre o uso, aplicações e quais os benefícios que a tecnologia oferece aos empreendedores.


Afinal o que é o Certificado Digital?

É a identidade digital de uma pessoa, seja ela física ou jurídica, no ambiente virtual. Com total equivalência ao documento de identificação em papel, o Certificado Digital garante a autenticidade das transações eletrônicas. Ou seja, por meio eletrônico sem nenhuma complicação.

Qual sua utilização?

Pode parecer algo simples e talvez você pense que não tão útil, mas saiba que ele possui mais de duas mil aplicações. Mas falando especificamente do empreendedor, ele pode emitir notas fiscais; formalizar negócios à distância, como o contrato com um fornecedor de outro estado, com poucos cliques; enviar a declaração de Imposto de Renda pré-preenchida; entre outras funções que agilizam processos e você ganha tempo.


Como ele funciona?

Para ser mais simples de entender podemos dizer que o Certificado Digital é o RG do mundo virtual. Ele garante que o titular é ele mesmo no meio eletrônico, por isso é exigido para as entregas fiscais e pode ser usado para assinar documentos de forma digital.


Como posso adquirir pro meu negócio?

Ele pode ser adquirido em uma Autoridade Certificadora por meio da internet. O processo é bastante simples: solicitação no site e apresentação da documentação obrigatória em um local de atendimento. Por isso, na hora de selecionar, é importante o empreendedor levar em consideração a capilaridade que a Certificadora oferece.


Ele possui prazo de validade?

Sim. Como todo documento de identificação, o Certificado tem prazo de validade. Esse período varia de acordo com o tipo adquirido pelo empreendedor. Mas geralmente o certificado costuma valer entre um e três anos.


Quais tipos e valores?

O certificado pode ser encontrado em dois tipos: o A1, que pode ser armazenado em computadores ou dispositivos móveis (mobileID), e o A3, que é emitido e fica armazenado em mídias como Cartão Inteligente ou Token. Em questão de valores, por menos de R$ 1 por dia é possível adquirir um Certificado Digital para pequena empresa. Além disso, existem pacotes sob medida, que contemplam, além do Certificado, o emissor de notas fiscais. Ou seja, sua empresa ainda mais digital e ágil com um valor bem acessível.


Ficou com alguma dúvida ou quer providenciar seu certificado digital? Então conte com a Effetiva Soluções para agilizar os processos do seu negócio. Entre em contato com nossos especialistas pelos nossos canais de relacionamento.

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Arquivo
Procurar por tags