Como formalizar e regularizar o CNPJ de uma empresa?



É impossível calcular a quantidade de empresas irregulares no país. Mas a facilidade de abrir empresa sem qualquer respaldo jurídico faz com que esse tipo de prática seja bastante comum. Regularizar o CNPJ de uma empresa é muito importante.


Ainda que obrigatório por lei, muitas vezes isso é ignorado. Se você tem dúvidas sobre este tema, este artigo trará mais esclarecimentos sobre como é possível formalizar e regularizar o CNPJ de uma empresa no Brasil e fazer tudo para melhorar seu desempenho empresarial.


Para iniciarmos, o que é o CNPJ?

Sabe a importância do seu CPF, que serve como documento de identificação e indica que você está devidamente regularizado como cidadão? Pois, bem. O CNPJ funciona da mesma maneira para pessoas jurídicas.


O CNPJ é o registro de identificação e regularização da empresa. Isso permite que ela atue cumprindo todos os requisitos legais. Basicamente o CNPJ significa o número de registro da sua empresa. Ele comprova que ela existe e que pode operar normalmente.


Quais principais vantagens de se regularizar?

Sua empresa pode possuir diversos clientes, mas isso não significa que ela esteja totalmente dentro da lei. Para isso, é preciso que o CNPJ esteja regularizado porque somente dessa maneira a empresa realmente existe. Mesmo assim, muitos empresários não acreditam que a regularização traz vantagens, achando que se trata de apenas uma burocracia. É o seu caso? Então, saiba que regularizar sua empresa oferece vantagens como:


Maior facilidade para operar

Ao regularizar, você passa a contar com facilidades operacionais como o fato de poder abrir uma conta para pessoa jurídica ou emitir nota fiscal. Assim sendo, você encara muito menos dificuldades para atender às necessidades específicas de cada cliente e consegue ter uma gestão muito mais eficiente.


Mais confiança entre os clientes

Se o cliente receber uma nota fiscal, ele certamente irá levar o trabalho da sua empresa muito mais a sério. Com isso, a regularização do CNPJ da sua empresa garante que ela ganhe o ar profissional que ela merece e, de quebra, a maior confiança do consumidor.


Maior acesso ao crédito

Estar com o CNPJ em dia também facilita o acesso ao crédito, como um financiamento para fazer aquela reforma ou para expandir o seu negócio. Isso se deve ao fato de que, sendo uma pessoa jurídica, você pode dar algumas garantias que não é capaz enquanto pessoa física, facilitando a obtenção do dinheiro.


Menor risco de problemas com fiscalização

Quer coisa melhor do que chegar à sua empresa e não ter medo que, a qualquer momento, a fiscalização bata à sua porta? É exatamente isso que acontece quando você formaliza e regulariza o CNPJ: como sua empresa está cumprindo todos os requisitos legais, você não corre o risco de se ver frente a problemas diversos com a fiscalização.


Ok, mas como regularizar o CNPJ?

O CNPJ é expedido pela Receita Federal e, portanto, sua regularização também é feita por esse órgão. Inicialmente, você precisará fornecer documentos pessoais e também de identificação da sua empresa. Também precisará fazer o levantamento de débitos com a Prefeitura, com o Estado e com o Governo Federal.


Dependendo do tempo em que a empresa ficou exercendo a atividade de maneira não regularizada, esse processo pode te causar muita dor de cabeça. Para evitar essa situação, o ideal é contar com um bom profissional de contabilidade que, além de ajudar a reduzir a burocracia, irá te orientar sobre tudo o que deve ser feito.


A regularização do CNPJ de uma empresa é fundamental. Não apenas para garantir vantagens operacionais, mas também para evitar graves problemas com o Fisco, como a sonegação de impostos. Para conseguir realizar esse processo do jeito certo, entretanto, procure um bom profissional para que sua situação passe a ser impecável.

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Arquivo