O mundo das Franquias: entenda mais sobre o formato.



É um modelo de negócios que está em evidência e não é por acaso o destaque que ocupa nos últimos anos. Com os índices de desemprego se mantendo altos no país e com a pandemia, tirando muita gente do mercado. Muitos tiveram que se reinventar e neste processo, surgem as franquias, modelos de negócios já formatados e com métodos bem definidos.


Geralmente são empresas que já carregam uma marca consolidada e que oferecem todo o suporte, incluindo uma comunicação visual prontas e diretrizes claras a seguir para tirar o projeto do papel e muitas outras coisas, formatadas para funcionarem perfeitamente.


Mas como funciona o sistema de franquias?

Os números comprovam que o sistema de franquias cresceu e se populariza cada vez mais, com um alto nível de padronização nos serviços ofertados e produtos vendidos.


Na prática, ele permite que empreendedores repliquem um negócio, baseando-se em um modelo piloto que já está consolidado no mercado e que conta com certa penetração em seu público-alvo. O modelo possibilita também que o consumidor consiga acessar exatamente o mesmo produto ou serviço, estando ele em São Paulo ou em Istambul.


Isso acontece porque disponibiliza aos franqueados os mesmos insumos, produtos e conjunto de know-how testados e aprovados pela franqueadora, além de manter a identidade visual da marca em todas as unidades.


No Brasil, a Lei de Franquias de 1994 determina que o contrato de franquia empresarial é feito com uma das partes (franqueadora), que entra com o modelo de negócios e outra (franqueada), a quem cabe uma remuneração a esse franqueador de acordo com o trabalho desenvolvido.


Ainda que a remuneração possa ser direta ou indireta, a lei é clara em estabelecer que não se caracteriza vínculo empregatício nessas relações. Ou seja, por mais que o franqueado esteja sujeito à normas e padrões de processo e produtos pré-estabelecidos, ele é dono do próprio negócio e, no fim das contas, responsável por seu sucesso ou fracasso.


Ficou interessado em investir em seu próprio negócio, mas não sabe ao certo por onde iniciar a busca do formato ideal para seu estilo. Converse com nosso time de consultores, eles podem te auxiliar da melhor forma e já começar com o financeiro em dia. Conte com a Par3, para investir e organizar suas finanças empresariais.

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Arquivo
Procurar por tags

© 2023 por par3gestaointegrada.com.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon