top of page

Principais fatores de risco para o empreendedor?



Como diz o ditado: quem não arrisca, não petisca. Não há como construir um empreendimento de sucesso sem correr riscos e assumi-los está intimamente ligado ao espírito empreendedor. Se você deixou seu trabalho com carteira assinada para iniciar seu próprio negócio, por exemplo, aceitou correr um risco. Encarar riscos, entretanto, não significa entrar em negócios cegamente, ao contrário, exige planejamento e muito trabalho.


Mas quais são os principais riscos para o empreendedor?

Sem pensar muito, os maiores fatores de risco para o empreendedor são o negócio não dar certo e perder dinheiro. Com certeza, esses são os principais medos presentes na mente daqueles que pretendem empreender. Mas há outros riscos inerentes ao empreendedorismo que envolvem, além do risco financeiro, o risco de mercado, extremamente presente no nosso país, em função da crise econômica e da pandemia.


Além do risco da concorrência, que se refere às perdas que podem decorrer de estratégias de marketing e de preço dos concorrentes; o risco de credibilidade, o qual pode estar associado ao lançamento mal sucedido de um novo produto no mercado, por exemplo e, ainda, o risco tecnológico, relacionado a eventuais falhas de tecnologia. Mesmo assim, correr riscos pode valer a pena.


Aprenda a correr riscos: Em primeiro lugar, pense em encarar os riscos de forma otimista e caso não dê certo, você terá ainda uma oportunidade para aprender. As falhas podem lhe ajudar a pensar e planejar estrategicamente. A inovação envolve fazer as coisas de um jeito diferente e colocar em prática novas ideias, ou seja, correr riscos, que podem ser minimizados com planejamento e muita análise crítica.


Riscos calculados: Os empreendedores que calculam os riscos são aqueles que tomam medidas em direção aos seus objetivos e encontram maneiras de reduzi-los para avançar com seus negócios. Os riscos estão diretamente relacionados às oportunidades e aqueles que os assumem já têm uma vantagem competitiva.


Probabilidade e Impacto: são dois elementos fundamentais para explicar o fenômeno do risco. Muitas vezes, a probabilidade é confundida com o próprio risco. Mas, na verdade, quanto mais chances de alguma coisa dar errado, maior a probabilidade e, consequentemente, maior o risco. Ele é um fator importante, mas não é o único.


Outro elemento é o impacto. Muitas vezes, no senso comum, o entendimento sobre o impacto é o que se perde ao enfrentar uma situação, mas, na verdade, o impacto é a diferença entre o que se ganha e o que se pode perder, se algo der errado. O impacto mede os resultados de assumir um risco, que podem ser negativos ou positivos.


Se você chegou até aqui, já notou que tomar a decisão de empreender nem sempre é uma escolha fácil. É preciso ter coragem e estar disposto a correr alguns riscos. Por isso, a primeira análise que você deve fazer é se você tem o perfil empreendedor. E, olha, se não for o caso, tudo bem. Seja honesto na sua avaliação para evitar futuras frustrações e entenda que você pode aprender a trabalhar e desenvolver essas características.


Identifique se o seu perfil é empreendedor

Com a instabilidade no mercado e a crise financeira, muitas pessoas estão se voltando para o empreendedorismo em busca de uma renda maior e uma alternativa para sobrevivência. Antes de qualquer decisão, é importante que você avalie se você tem as características e as condições para correr o risco (e se vai saber como gerenciá-lo). Veja algumas perguntas que você pode fazer a si mesmo. Responda com sinceridade:


- Tenho estabilidade emocional para lidar com os desafios do mundo dos negócios?

- Tenho capital suficiente para abrir o negócio e me manter até que a empresa dê resultados?

- Estou disposto a trabalhar mais de oito horas por dia e nos finais de semana, se necessário?

- Sou paciente e determinado para lidar com os obstáculos que a vida oferece?

- Conheço minhas limitações e também as limitações do negócio que pretendo abrir?

- Reconheço as oportunidades que o negócio apresenta?


Há, com certeza, uma infinidade de outras perguntas que o ajudariam a avaliar o seu perfil empreendedor. Mesmo que tenha respondido de forma negativa a algumas das questões, não desanime, pois, o mais importante é que agora você já pode avaliar quais são os pontos a serem melhorados. Reflita muito e conte sempre com o auxílio de profissionais especializados.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page