Saiba mais sobre Fato contábil.

Fato contábil é a base de todo balanço empresarial, pois trata-se de unidade fundamental de informação usada na contabilidade do negócio. Sendo assim, o fato contábil deve ser cuidadosamente registrado e contabilizado para que os dados apresentados aos gestores sejam os mais corretos possíveis.
O que é fato contábil? Fato contábil (também chamado de fato administrativo) é todo evento que afeta diretamente o patrimônio da empresa, podendo ser dividido entre fatos contábeis permutativos (qualitativos) e fatos contábeis modificativos (quantitativos), estes fatos também devem ser informados aos órgãos governamentais responsáveis pela cobrança de impostos sobre lucro.
É importante não confundir fato administrativo com ato administrativo. Ato administrativo é uma decisão que afetará a organização. Porém, seus efeitos não se estendem ao Patrimônio Líquido (PL) do negócio.
Alguns destes atos administrativos são o registro de ata da reunião e o levantamento do inventário do estoque. Por isso, alguns fatos administrativos, em geral, se tornam lançamentos contábeis e um ato administrativo não. Os fatos contábeis podem ser classificados como: Permutativos, Modificativos e Mistos ou compostos.
Exemplos de fatos contábeis: O fato contábil permutativo é o que não altera o tamanho do patrimônio líquido, ou seja, sua quantidade, mas pode alterá-lo em qualidade. Por isso, ele também é chamado de fato contábil qualitativo.
Já o fato contábil modificativo afeta o patrimônio líquido em sua quantidade. Este, porém, não afeta a qualidade deste PL. Por isso, pode ser aumentativo ou diminutivo. Um exemplo de fato modificativo ocorre quando um dos sócios aumenta o capital da empresa integralizando um bem ou direito.
E o fato contábil misto ou composto integra tanto fatos que alteram tanto na qualidade quanto na quantidade.
Fato contábil e sua relevância: Os dados registrados sob a forma de fatos contábeis são fundamentais, pois são a base da contabilidade patrimonial da empresa. Logo, afetam diretamente o valor deste negócio. O que é relevante tanto para os administradores quanto para os investidores.
Isso porque é possível ter uma ideia de como funciona a administração do negócio e em qual área está tendo maior gasto. Afinal, ninguém quer aplicar seu dinheiro em um negócio mal administrado.