Tomada de decisão: A Importância nas organizações.



Dentro de uma empresa, a tomada de decisão implica em grande responsabilidade por ser essencial para a gestão do negócio. Desta forma, decisões estruturadas e planejadas são fundamentais para o crescimento e o sucesso de uma organização, especialmente, micro e pequenas empresas.


Entretanto, as micro e pequenas empresas, muitas vezes, precisam de instrumentos de gestão para auxiliar está tomada de decisão. Geralmente, no ambiente destas empresas, a liderança empresarial caracteriza-se pelas capacidades de análise e decisão do empreendedor.


A tomada de decisão em pequenos negócios é realizada pelo empreendedor baseando-se na intuição e conhecimento do setor de atuação. Para te auxiliar, listamos cinco etapas do processo de tomada de decisão


Identificação do problema: Geralmente, tomar decisões está relacionado com a resolução de um problema. Por isso, a primeira coisa a ser feita é o reconhecimento da causa. Esta etapa é essencial, pois ao final do processo, é importante que as escolhas feitas tenham resolvido o problema inicial. Se isto não ocorrer, há uma grande chance de que a decisão tomada não seja eficaz para a solução do problema, pois não trará a solução que o negócio precisa.


Coleta de dados: A coleta de dados auxilia na validação de uma decisão. Nesta etapa, o objetivo é realizar um estudo para analisar a situação. Com isso, passa a ser possível a identificação do contexto do problema identificado anteriormente. Para coletar dados, o empreendedor poderá:


Entrevistar pessoas relacionadas (funcionários, clientes, consumidores, etc); aplicar pesquisas; estudar o histórico da empresa; analisar situações específicas; pesquisas automatizadas; entender o clima organizacional da empresa e Pesquisas sobre a comunicação interna.


Identificação das alternativas: Com o problema reconhecido e os dados coletados, o empreendedor já deve ter uma melhor visualização sobre todas as alternativas para a solução do problema. Com essa informação em mente, é importante a listagem de todas as soluções identificadas que fazem sentido.


Escolha da melhor alternativa: A definição da ação mais adequada para o enfrentamento da crise é uma das etapas mais importantes da tomada de decisão. Portanto, é necessário traçar possíveis cenários para cada alternativa, a fim de prever o resultado. O empreendedor deverá avaliar se o problema identificado na primeira etapa será solucionado com o uso de cada alternativa.


Depois de passar por todo processo de escolha, será mais fácil de analisar quais alternativas têm um potencial maior para alcançar seu objetivo. Por fim, as alternativas devem ser colocadas em ordem de prioridade, baseando-se nos valores e critérios da situação do problema a ser resolvido. O empreendedor também poderá combinar duas alternativas como solução final.


Decisão e acompanhamento: Após tomar a decisão final, é fundamental que haja um acompanhamento dos resultados desta escolha com a finalidade de verificar a eficiência na solução do problema.


Se as ações tomadas não resolveram o problema inicial, é bem provável que todo o processo de tomada de decisões precise acontecer novamente. Dessa maneira, pode ser que empreendedor colete informações mais detalhadas ou encontre novas alternativas que possam ser exploradas.

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Arquivo
Procurar por tags